quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Editais

CNPQ lança editais para os próximos dias

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, torna público os editais referentes ao final de outubro e início de novembro. As propostas dos respectivos (apresentação) devem ser encaminhadas em conformidade com o Regulamento/Condições Específicas para cada edital selecionado.
Entre os editais abertos estão: realização de Investimentos em pesquisa e desenvolvimento no Setor do Agronegócio, por meio do Fundo Setorial de Agronegócio; Seleção Pública de propostas de pesquisa e extensão tecnológica para a Produção de Tecnologias, de conhecimentos Aprimorados, de Inovação Tecnológica para a Agricultura Familiar; Seleção Pública de Propostas para Apoio a Projetos de Pesquisa Relacionados à Água e Saúde Pública; entre outros.
O objeto do primeiro edital é elaborar temas estratégicos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação relacionados ao processo de diagnóstico, monitoramento e recuperação de áreas degradadas por empreendimentos econômicos, entre outros. De tal maneira contribuir para o desenvolvimento sustentável regional/local ou no contexto de bacias e microbacias hidrográficas.
O segundo já tem como objetivo promover a sustentabilidade econômica, ambiental, e social por meio da adoção de processos de produtos, processos e gestão tecnológicos para a conquista de melhor inserção nos mercados e na geração de rendas agrícola e não-agrícola mediante a seleção de propostas para apoio financeiro, em conformidade com as condições estabelecidas no REGULAMENTO/CONDIÇÕES ESPECÍFICAS do edital.
Temas estratégicos na área de recursos hídricos com vistas à prevenção de doenças veiculadas pela água e provocadas pelo uso da água contaminada, contemplando as especificidades regionais e promovendo a melhoria da qualidade de vida da população carente do País, em particular do Semi-Árido, é o objeto de estudo do último.
Para mais informações:
Consultar o site: http://www.cnpq.br/editais.

Entrevista especial

Alunos do PPGA-UFRN que participaram do XXV Simpósio de Gestão da Informação Tecnológica cedem entrevista.

Recém chegados de Brasília, cidade na qual foi sediado o Simpósio, no período de 22 a 24 de outubro, dos quatro alunos que foram expor, José Augusto e Roosevelt Bezerra contam sobre suas experiências.
PPGA COMUNICAÇÃO: O que significou o Congresso para vocês? E as expectativas foram atendidas?
Uma oportunidade ímpar de trocar conhecimentos com pesquisadores renomados de outras instituições, bem como, de outras áreas do conhecimento. E quanto as expectativas sim.
PPGA COMUNICAÇÃO: Quem foram os orientadores dos respectivos projetos?
A maioria deles foi liderado pelos professores Fernando Dias Lopes e Mariana Baldi, que orientaram o desenvolvimento de 3, dos 5 trabalhos apresentados pelo PPGA/UFRN no evento. Todos resultantes de artigos de disciplina e de dissertações do programa.
PPGA COMUNICAÇÃO: Os projetos foram financiados por alguém? Algum grupo?
Alguns deles sim. O de Daniel Araújo, recebeu apoio do DETRAN/RN, onde o estudo foi realizado. E o de José Augusto, que faz parte de um grupo de investigações que vêm sendo realizadas na carcinicultura potiguar, encabeçados pelos professores Fernando e Mariana e que têm recebido um apoio imprescindível do CNPq e da FAPERN desde 2005.
PPGA COMUNICAÇÃO: De que se trata o artigo de cada um? Em que consiste?
José Augusto: Os limitantes do processo de agregação de valor na carcinicultura potiguar.
Roosevelt Bezerra Filho: O desenvolvimento de inovações a partir da integração entre universidade, governo e setor produtivo no ramo de confecções no agreste de Pernambuco.
Daniel Araújo: Sobre os reflexos da ISO 9001 no processo de aprendizagem e inovação no DETRAN/RN.
Fernando Viana: Sobre a influência dos APL´s no desenvolvimento sócio-econômico de 188 micro-regiões do Nordeste.
Renato Brito: Redes de Inovação no APL de Jóias em Belém (PA).
PPGA COMUNICAÇÃO: A apresentação dos projetos, como é realizada?
Apresentação oral, seguida de debate com pesquisadores renomados de diversas instituições de ensino e pesquisa, como USP, UNICAMP, UFRGS, IPEA, ABIN, etc...
PPGA COMUNICAÇÃO: Há avaliação?
Embora não haja avaliação formal no momento do evento, todos os artigos apresentados foram bastante elogiados.
PPGA COMUNICAÇÃO: Além de apresentar os trabalhos, dois alunos foram coordenadores de Sessão, o que significa?
Significa que estes alunos, não somente apresentaram os seus artigos, como foram os debatedores da sessão. Isso significa que estes pesquisadores vêm se consolidando como referências em suas respectivas áreas de atuação, simbolizando visibilidade para o PPGA/UFRN.
Extras:
"Na abertura do evento, após a fala do coordenador da área temática na ANPAD, e da palestra do ministro da Ciência e Tecnologia, foi apresentado o ranking das instituições participantes no simpósio. O PPGA/UFRN ficou na sexta colocação geral, e foi a primeira entre as universidades federais do Nordeste, ficando na frente das vizinhas UFPE e UFBA, que são mais conceituadas segundo a CAPES. Isto sinaliza que alguns professores e alunos do programa vêm realizando um belo trabalho, ainda que os desafios (principalmente em termos de financiamento) [...]". Concluiu José Augusto.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Eventos

O XXV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica se encerra hoje

O simpósio que começou no dia 22 e se estendendo até hoje (24) em Brasília/DF teve como tema principal: Inovação, Cultura e Empreendedorismo. O evento foi um importante espaço para novas discussões no ramo da administração e contou com a participação de estudiosos e profissionais, brasileiros e estrangeiros.
Para alguns o evento foi um diálogo, uma interação real e efetiva, pois foi possível a troca de experiências desde para quem foi apresentar Trabalhos Acadêmicos, cujos ensaios teóricos com relevância comprovada e, para aqueles que foram expor suas Experiências Empresariais, relatos de experiências vividas no desenvolvimento e implantação de sistemas e técnicas gerenciais.
Durante o evento foram apresentados também estudos internacionais que apontaram o Brasil contendo alto nível de empreendedorismo. A realidade foi reforçada com recente estudo realizado pelo IPEA, com base na PINTEC, que ressaltou e comprovou o perfil da indústria brasileira, e dos novos negócios.
No fórum também foram discutidos alguns temas como: políticas de estímulo à cultura empreendedora e à inovação; a necessária mudança do quadro institucional brasileiro; o papel da internacionalização, da “open innovation” e da circulação de recursos na cultura empreendedora; entre outras.



Eventos


Participação do PPGA em Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial

Aluno de Doutorado, Júlio Rezende irá ministrar palestra sobre a importância de se aliar qualidade, meio ambiente e responsabilidade social.

Será realizado nos dias 31 de outubro e 01 de novembro o 2° Congresso Brasileiro de Gestão Empresarial em Natal. O evento que ocorrerá no Centro de Convenções explanará diversos temas, entre eles: Gestão Integrada; Tecnologia da Informação; Desenvolvimento de Pessoas e Comércio Exterior. Entre os palestrantes está Júlio Rezende, aluno de Doutorado do PPGA.
O encontro é uma parceria do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte; do Conselho Regional de Administração da Bahia, entre outras empresas. A proposta de o evento ser sediado em Natal é a grande importância da cidade no cenário dos negócios no Nordeste, seu destaque corporativo, compondo ainda uma oportunidade singular para o desenvolvimento de networks e parcerias.
Júlio fora questionado sobre a sua participação, e ele afirma que é um momento ímpar para divulgar o seu portfólio como palestrante. Em sua atuação terá como destaque a exploração da crise de percepção existente, o desenvolvimento de conhecimentos e atenção às emoções nas organizações, além da gestão sustentável que integra qualidade, inovação, responsabilidade social e ambiental.
Contudo o evento será no “sentido da experiência de integração, o desenvolvimento da crise e sua percepção, além de auxiliar a reconstruir a idéia de unidade do indivíduo e das organizações no sentido de se construir status de uma experiência dos fenômenos organizacionais e humanos”, concluiu Júlio.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Nota Especial


O dia do professor é comemorado no dia 15 de outubro em aproximadamente 15 países. A Celebração surgiu no dia 1827 (Brasil) e só comemorada 120 anos após o decreto.
A celebração mostrou-se para todos um bem necessário. Pois como já dizia o padre Antônio Vieira: "Para ensinar sempre é necessário amar e saber; porque quem sabe mas não ama não quer e quem não sabe, não pode". E esse amar e saber, os professores que integram o PPGA sabem e o fazem perfeitamente.
Contudo, toda a equipe que integra o PPGA-UFRN, reconhece e parabeniza também todos os demais profissionais, que exercem tal contribuição tão essencial, fundamental para a sociedade.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Nota especial

Encerram amanhã as inscrições para a segunda etapa de seleção para a pós em administração
Os 130 aprovados (96 no mestrado e 34 no doutorado) que obtiveram resultado superior a 250 pontos na primeira etapa (teste ANPAD), terão até o dia 10 de outubro do corrente ano para se inscreverem para a segunda etapa.Os candidatos terão que preencher um formulário de inscrição indicando a área de concentração e a linha de pesquisa em que pretende desenvolver sua tese de doutorado ou mestrado. O formulário está disponível na página Web do PPGA-UFRN.
Além do formulário devidamente preenchido o candidato terá que trazer uma fotografia 3x4; uma cópia do documento de identidade; cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); Cópia do título de eleitor e caso o candidato seja do sexo masculino é necessário a cópia do certificado de reservista.
As vagas para a segunda etapa estão divididas em seis (06) vagas para o doutorado e vinte (20) para o mestrado. No primeiro estão divididos em três vagas para a área de gestão organizacional, com uma vaga para estudos organizacionais, uma vaga para gestão de pessoas e relações de trabalho e uma vaga para estratégia em organizações.
Ainda no doutorado apresenta três vagas para a outra área, políticas e gestão públicas, sendo duas vagas para gestão de políticas públicas e uma vaga para redes de inter-atores, parcerias público-privadas e capital social. Já no mestrado as vagas não foram especificadas.
Na segunda etapa os trabalhos serão analisados pela comissão de seleção, do anteprojeto de tese de mestrado ou de doutorado e da produção científica cadastrada devidamente no Currículo Lattes do CNPq (www.cnpq.br), comprovada com documentação hábil dos candidatos aprovados na primeira fase.
E ainda os candidatos que não obtiverem uma média mínima igual a 7,0 (sete vírgula zero) serão eliminados. Essa nota será concedida por membros de uma comissão de seleção em revisão cega. E após isso os candidatos aprovados nessa fase serão classificados para a terceira fase até o limite de dois candidatos por vaga em cada área de conhecimento específico.
Mais informações:
Pelo site do PPGA (www.ufrn.br/ppga) ou pelo telefone 3215-3500.