quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Entrevista especial

Alunos do PPGA-UFRN que participaram do XXV Simpósio de Gestão da Informação Tecnológica cedem entrevista.

Recém chegados de Brasília, cidade na qual foi sediado o Simpósio, no período de 22 a 24 de outubro, dos quatro alunos que foram expor, José Augusto e Roosevelt Bezerra contam sobre suas experiências.
PPGA COMUNICAÇÃO: O que significou o Congresso para vocês? E as expectativas foram atendidas?
Uma oportunidade ímpar de trocar conhecimentos com pesquisadores renomados de outras instituições, bem como, de outras áreas do conhecimento. E quanto as expectativas sim.
PPGA COMUNICAÇÃO: Quem foram os orientadores dos respectivos projetos?
A maioria deles foi liderado pelos professores Fernando Dias Lopes e Mariana Baldi, que orientaram o desenvolvimento de 3, dos 5 trabalhos apresentados pelo PPGA/UFRN no evento. Todos resultantes de artigos de disciplina e de dissertações do programa.
PPGA COMUNICAÇÃO: Os projetos foram financiados por alguém? Algum grupo?
Alguns deles sim. O de Daniel Araújo, recebeu apoio do DETRAN/RN, onde o estudo foi realizado. E o de José Augusto, que faz parte de um grupo de investigações que vêm sendo realizadas na carcinicultura potiguar, encabeçados pelos professores Fernando e Mariana e que têm recebido um apoio imprescindível do CNPq e da FAPERN desde 2005.
PPGA COMUNICAÇÃO: De que se trata o artigo de cada um? Em que consiste?
José Augusto: Os limitantes do processo de agregação de valor na carcinicultura potiguar.
Roosevelt Bezerra Filho: O desenvolvimento de inovações a partir da integração entre universidade, governo e setor produtivo no ramo de confecções no agreste de Pernambuco.
Daniel Araújo: Sobre os reflexos da ISO 9001 no processo de aprendizagem e inovação no DETRAN/RN.
Fernando Viana: Sobre a influência dos APL´s no desenvolvimento sócio-econômico de 188 micro-regiões do Nordeste.
Renato Brito: Redes de Inovação no APL de Jóias em Belém (PA).
PPGA COMUNICAÇÃO: A apresentação dos projetos, como é realizada?
Apresentação oral, seguida de debate com pesquisadores renomados de diversas instituições de ensino e pesquisa, como USP, UNICAMP, UFRGS, IPEA, ABIN, etc...
PPGA COMUNICAÇÃO: Há avaliação?
Embora não haja avaliação formal no momento do evento, todos os artigos apresentados foram bastante elogiados.
PPGA COMUNICAÇÃO: Além de apresentar os trabalhos, dois alunos foram coordenadores de Sessão, o que significa?
Significa que estes alunos, não somente apresentaram os seus artigos, como foram os debatedores da sessão. Isso significa que estes pesquisadores vêm se consolidando como referências em suas respectivas áreas de atuação, simbolizando visibilidade para o PPGA/UFRN.
Extras:
"Na abertura do evento, após a fala do coordenador da área temática na ANPAD, e da palestra do ministro da Ciência e Tecnologia, foi apresentado o ranking das instituições participantes no simpósio. O PPGA/UFRN ficou na sexta colocação geral, e foi a primeira entre as universidades federais do Nordeste, ficando na frente das vizinhas UFPE e UFBA, que são mais conceituadas segundo a CAPES. Isto sinaliza que alguns professores e alunos do programa vêm realizando um belo trabalho, ainda que os desafios (principalmente em termos de financiamento) [...]". Concluiu José Augusto.

0 comentários: