sexta-feira, 11 de julho de 2008

Autoridade Nacional em Pós-Graduação faz parte dos trinta anos do Mestrado em Administração da UFRN

Além da ilustre presença, do evento também fez parte o lançamento do Catálogo de Dissertações do PPGA



Para o fechamento das atividades comemorativas dos 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do rio Grande do Norte, foi convidado o Prof. Dr. Carlos Osmar Bertero, atual presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração para ministrar uma conferência. No eventos compareceram várias autoridades, entre essas o Secretário de Administração do Governo do Estado, Paulo César Medeiros.

Ninguém melhor que uma das maiores autoridades em pós-graduação do país para fazer parte dessa comemoração. Osmar Bertero possui especialização pela Fundação Getúlio Vargas e seus outros diplomas de pós-graduação em várias universidades estadunidense. Atualmente é professor com ênfase em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, atuando em vários temas referentes como Teoria da Dependência e Indústria Farmacêutica.

Após parabenizar o trabalho e a atuação do Mestrado em Administração da UFRN nos seus significativos 30 anos de existência, Osmar Bertero ministrou a conferência Estudos Organizacionais no Brasil: uma conquista ainda em processo. Em seus discursos, Osmar afirmou que o interesse pelas Ciências Sociais por parte dos brasileiros é baixo e isso devido o desinteresse dos jovens. Muito diferente dos anos 60 em que a quantidade de candidatos em Ciências Sociais superava os de medicina. Outro destaque na conferência foi sua citação do PPGA quando afirmou que os Estudos Organizacionais estão restritos às escolas de Administração do país que a cada ano se tornam mais profissionais.

Em entrevista, o professor Bertero falou da importância do PPGA no Brasil por ser um dos pioneiros entre os programas Stricto Sensu da nação “Creio que esse programa tem contribuído muito para a consolidação do modelo Strict Sensu de Pós-Graduação do país” afirmou o professor “Isso mostra o crescimento do dinamismo dessa área na região do Rio Grande do Norte que se confundi com o crescimento do próprio estado”.

O evento foi um sucesso, em que além da conferência, também houve o lançamento do Catálogo de Dissertações do PPGA e da revista semestral Interface do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN, em que nesta edição especial tem como tema os 30 anos do PPGA. O músico professor da UFRN Alexandre Atmarama se apresentou aos presentes com seu instrumento musical indiano sitar e também tocou algumas músicas clássicas de Luíz Gonzaga no violão. “Para mim é uma honra fazer parte das comemorações desse mestrado que possui uma produção acadêmica tão expressiva” disse o músico após a sua aplaudida apresentação.



Iniciativa

PPGA promoveu conferência sobre Democratização na Administração Pública

Evento contou com a assessora do Conselho Latino Americano para o Desenvolvimento em conferência, Nuria Cunill




Na noite do dia 11 de junho, às 19 horas, no auditório do NEPSA, o PPGA convidou todos os interessados para mais um evento comemorativo dos seus trinta anos, a Conferência: Democratização na Administração Pública, que foi ministrada pela ilustre professora doutora Nuria Cunill Grau, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Central da Venezuela e licenciada em Ciências Políticas administrativas pela Universidade do Chile.

Durante 22 anos, a palestrante, dirigiu o Programa de Estudos e Investigação do Programa de Documentação, Informação e Produção Editorial do Conselho Latino Americano para o Desenvolvimento (CLAD). Atualmente, é assessora especial desse organismo e diretora da revista do CLAD, intitulada Reforma e Democracia. Núbia também é pesquisadora de temas vinculados às relações entre estado e sociedade. Ela é Autora dos livros “Repensando o público através da sociedade: novas formas de gestão pública e representação social” e “Participação cidadã: Dilemas e perspectivas para a democratização dos estados latino-americanos”.

Comemoração

PPGA fez valer seus 30 anos de existência em um mês de eventos


Iniciou-se no dia 4 de junho, a celebração dos 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFRN. Debates, seminários e palestras com grandes nomes do panorama da administração no auditório do Núcleo de Estudo e Pesquisas de Ciências Humanas Aplicadas (Nepsa) como celebração dessas tr~es décadas de trabalho pela Pós-Graduação no Rio Grande do Norte.


Todos os dias, o coordenador do Programa, Prf. Dr. Miguel Moreno Ames, abriu o debate com um discurso de boas vindas aos presentes. A cada professor, foi confiada a organização de um desses encontros de debates e reflexão.

Nos dias quatro e cinco, o Prof. Dr. Mauro Lemuel Alexandre convidou a Profa. Dra. Isabella Freitas Gouveia de Vasconcelos para fazer parte da mesa, no intuito de discutir sobre as características, os problemas e os desafios que envolvem a pesquisa no âmbito da Administração.


06 de Junho

Qualidade de vida no trabalho



Cumprindo com sua missão de organizar um dos eventos, o professor José Arimatés propôs uma discussão, com seus orientandos, sobre Auto-eficácia e qualidade de vida. Carla Fernanda, Elido Santiago, Elvia Torres, Ingrid Bezerra Jássio Pereira, Johedyr Cartaxo, Marizeth Antunes, Rayssa Souza Walid Albas falaram sobre os principais tópicos que envolvem auto-eficácia e qualidade de vida no trabalho como Síndrome de Burnout e as implicações do uso da música no trabalho.




II COLÓQUIO DE INOVAÇÕES NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

A partir da segunda-feira (09/06) deram início as atividades do II COLÓQUIO DE INOVAÇÕES NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: SIGNIFICADO E PERSPECTIVAS. A abertura do colóquio contou com a participação de Marco Antônio Carvalho Teixeira - Professor da Escola de Administração de empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), membro da Coordenação do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da EAESP-FGV, no qual foram debatidas, em conferência, as inovações no nível local da gestão municipal brasileira.

No dia 10 , a Profª. Anatália Saraiva Martins Ramoscoordenou uma mesa redonda, que contou com Max Simon Gabbay, engenheiro de Petróleo Sênior da Petrobrás. Os outros convidados, Carlindo Lima, coordenador de Tecnologia do Governo do Estado e José Leão Bezerra Júnior, encarregado da TI Coca Cola, fábrica de Natal não compareceram por motivos pessoais.

Em seguida o Prof. Manuel Veras abriu a discussão de 45 minutos na mesa redonda: TI VERDE (GREEN IT) com a presença de Adriane Oliveira, gerente de TI da FIERN. No mesmo dia, só que pelo turno da tarde, o Prof. Anderson Luiz Rezende Mól coordenou a discussão do parâmetro das Políticas e Gestões Públicas com a participação dos alunos do PPGA. Prof. Washington José debateu o tema “O DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA DO RN E PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DA EMATER/RN” com o atual presidente da EMATER/RN, Dr. Mário Valera Amorim no horário da noite.

Gestão pública

No dia onze foi contemplado o tema “Políticas e Gestão Públicas”, um debate ministrado pela professora do PPGA Jomária Mata Lima Alloufa que contou com a participação dos seus alunos. A mesa redonda do dia foi às 14h00min sobre Experiências Inovadoras com a professora Maria do Livramento Clemente do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA) da UFRN que foi seguido do debate “O Programa Governo nos Municípios no Estado de Pernambuco” pelo professor Antônio Sérgio Araújo Fernandes do PPGA. Os eventos do dia foram finalizados com o lançamento do livro “Atores Sociais e Estratégias de Participação no Programa Governo nos Múnicípios” da Professora Cátia Wanderley Lubambo.

Washington José de Souza, professor do PPGA, fechou a seqüência de debates sobre “Políticas e Gestão Públicas” no dia 12 pela manhã e às 19h00min do mesmo dia ocorreu o fechamento do II Colóquio de Inovações na Gestão Pública Municipal com a Conferência de Encerramento City Marketing e Políticas de Revitalização ministrada por Natália Miranda Vieira, Doutora em Desenvolvimento Urbano pela universidade de Pernambuco (UFPE) e Professora Titular da Faculdade Damas.