segunda-feira, 7 de abril de 2008

Entrevista especial

Trigésimo ano é motivo de reflexão
Coordenadores Miguel Moreno e Washington avaliam realizações do PPGA nos trinta anos de sua história.

Com a chegada de 2008, ano em que o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) completa 30 anos existência, o coordenador atual do programa, Professor doutor Miguel Moreno e o vice-coordenador, professor doutor Washington Souza, falaram da representatividade do PPGA a nível local e nacional, além de fazerem uma reflexão sobre as realizações do programa durante esses trinta anos, em entrevista a equipe de reportagem da assessoria de imprensa PPGA Comunicação. Veja a seguir:



PPGA Comunicação: O PPGA está completando trinta anos de estrada no mundo da administração, o que esse triênio representa?

Professor Miguel: Representa maturidade e experiência de um curso de universidade em pós graduação. A contribuição para a sociedade em termos de atenção dos problemas que ela tem enfrentado.

Como é estar à frente do PPGA nessa data tão importante?

Para mim representa uma responsabilidade muito grande. É um sentimento que se divide entre desafio e conquista. Desafio pelo fato de coordenar esse programa que cresce a cada ano sendo uma responsabilidade muito grande de mantê-lo com tal caráter evolutivo. Hoje temos 267 mestres oriundos do PPGA e atualmente a maioria atua no nosso estado, principalmente na área de educação como também há dois anos temos o doutorado implantado. E conquista por esse nosso crescimento, reconhecimento nacional e o sucesso que está sempre ao nosso lado desde 1978.

Que eventos estão programados para a comemoração do trigésimo aniversário?

Estamos planejando vários eventos para esta data. Quem está à frente dessa iniciativa são as professoras Arlete Duarte, Jomária Mata, Natália Ramos e o professor Antônio Sérgio. Entre as várias atividades que irão ocorrer provavelmente entre os dias 4 de junho até o dia 13 do mesmo mês, podemos destacar a atualização/lançamento do catálogo de dissertações do PPGA, teremos também o II Colóquio de Inovações em Gestão Pública, o II ciclo de palestras em gestão da informação, conferências, além das atividades que cada base de pesquisa terá que organizar, entre outras que ainda não estão definidas até o presente momento. E como não poderia faltar, teremos também um baile de fechamento para a data.

Nesses trinta anos, como o PPGA contribuiu para a sociedade do Rio Grande do Norte?

O PPGA ao longo de sua existência tem contribuído, de modo significativo, para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, seja através da formação de professores para as suas instituições de ensino, seja mediante a qualificação dos profissionais para as organizações públicas e privadas estaduais. Como já citado, desde o seu surgimento, em 1978, o Programa já formou 267 alunos, em sua maioria atuando como docentes. Este expressivo número de qualificados revela a sua importância para a melhoria do ensino e da pesquisa em sua área geográfica de atuação.
Atualmente, o Departamento de Ciências Administrativas, ao qual pertence o PPGA, é um dos departamentos acadêmicos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas com maior índice de titulação - mestrado e doutorado - fator que certamente influenciou na avaliação positiva de seu Curso de Graduação em Administração realizada pelo MEC nos últimos anos.
É importante continuar com o esforço de melhoria de qualidade no desempenho do PPGA. A este respeito deve ser destacado que o Programa realizou uma série de ações objetivando aumentar a eficiência e eficácia de sua atuação, tanto em termos de reformulação curricular, quanto em racionalização de suas linhas de pesquisa, implantação de bases de pesquisa, redução de tempo para titulação e incentivos para produção de pesquisas e publicação, fazendo assim uma opção clara pelo seu desenvolvimento científico.

Quais as expectativas para 2008?

Temos expectativas de aumentar o número de cursos de especialização em gestão social.

Quais são seus votos para os estudantes e professores dentro do Programa de Pós graduação em Administração?

Quanto aos nossos votos aos alunos, gostaríamos, inicialmente, de dar as boas vindas aos novos mestrandos – de Natal e de Belém – e Doutorandos. Queremos desejar-lhes uma excelente trajetória acadêmica entre nós e muito sucesso no curso. Concluímos mais um triênio de avaliação e desejamos contar, para este que estamos iniciando, com o empenho, dedicação e a garra de todos, dentro de um bom clima de relacionamento e de produção acadêmica visando à evolução qualitativa e também, por que não, quantitativa do nosso Programa. Temos boas perspectivas e elevado potencial para avanços na pesquisa, no ensino e na extensão, não apenas no Rio Grande do Norte e no Nordeste, mas, também, no Norte do país a partir da nossa experiência de MINTER em Belém e no Brasil.



PPGA Comunicação: O PPGA está completando trinta anos de estrada no mundo da administração, o que esse triênio representa?

Professor Washington: Representa um incremento forte para qualificação do ensino em Administração. Representa o avanço em que a Ciência Administrativa do Nordeste vem vivenciando, tanto que o reconhecimento de nosso trabalho é nacional e já somos referência em todo o país.

A que você atribui esse status de referência nacional?

Atribuo isso ao fato de o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRN ter sido criado entre os dez primeiros programas de todo o nosso país. Hoje em dia nós não nos limitamos às dependências da UFRN, temos representantes também na região Norte, lecionando pelo projeto Minter (Mestrado interinstitucional), que envolve a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Centro de Ensino Superior do Pará (Cesupa) e a Universidade da Amazônia (Unama).

O que é o Minter?

O Mestrado Interinstitucional é um projeto desenvolvido por meio de uma parceria entre a PPGA-UFRN, a UFPA, o Cesupa e a Unama que surgiu com o objetivo de suprir a carência de qualificação de professores daquela região. O projeto começou em 18/02/08 e vai até 21/02/09. Um projeto que estamos tentando colocar para frente com esses trinta anos do PPGA é o Dinter (Doutorado Interinstitucional), porém ainda não temos previsão de quando seja nem onde poderia acontecer.

Quais são os professores envolvidos nesse projeto?

São todos os professores do PPGA. Fizemos uma escala que divide a ida dos professores de um em um para a UFPA. A primeira escalada foi a professora Arlete Duarte, logo depois foi o professor Arimatés, em seguida foi o coordenador professor Miguel Moreno e agora irá o professor Mauro Alexandre.

O que teremos de inovações no curso?

O conjunto das inovações contempla, também, a readequação do currículo visando à maior visibilidade das áreas de concentração a partir das linhas de pesquisa. Precisamos evidenciar melhor as nossas linhas de pesquisa em Gestão Organizacional – que tem caráter mais empresarial – e em Gestão Pública e Social, principalmente em termos da incorporação da Economia Social e da Economia Solidária. Temos que decidir a respeito da necessidade ou não de manutenção das atuais áreas de concentração.

0 comentários: